Dicas de ViagemTurismo SustentávelTwo Feet on the Ground

5 formas de reduzir o plástico em viagem

As alterações climáticas são um dos problemas mais graves e urgentes que enfrentamos enquanto sociedade global, e uma ameaça para o nosso planeta que está longe de ser resolvida. Este é um problema que se estende, naturalmente, ao turismo, mas está ao nosso alcance ajudar.

Com a massificação do turismo deu-se uma democratização da viagens. Hoje, é muito mais fácil e acessível viajar de avião para outro lado do mundo. Contudo, trouxe também desafios acrescidos à indústria e os impactos negativos fazem sentir-se das mais diversas formas. O turismo contribui de um modo significativo para as emissões globais de gases de efeito estufa, assim como a afetação dos recursos hídricos, extinção da vida animal ou aumento quantidade de plástico descartável consumido. É, por isso, fundamental adoptar formas de viajar que minimizem a nossa pegada ecológica, ajudem a preservar o ambiente e a desenvolver um turismo mais sustentável.

Especificamente na batalha contra o plástico descartável há pequenas mudanças que podes fazer para reduzir a utilização de plástico. Aqui ficam algumas dicas se esta é uma preocupação para a próxima viagem.

Garrafa de água reutilizável

Leva contigo uma garrafa de água reutilizável, ou um purificador de água. Assim, vais reduzir a compra de garrafas de água de plástico de utilização única. Na Europa é mais fácil encher a garrafa com água da torneira, porque a água é potável e está certificada para o consumo na maior parte dos países. Contudo, na Ásia ou em África isto pode ser um desafio. Neste caso, as garrafas com filtros ou os purificadores de água são excelentes alternativas. Claro que não vais deixar de beber água de garrafa, mas fá-lo apenas em situações de maior necessidade e usa uma garrafa reutilizável como principal alternativa.

Produtos de higiene pessoal

Tenta utilizar produtos sustentáveis e amigos do ambiente. Esta regra não se aplica apenas em viagem, mas na tua vida quotidiana. Experimenta utilizar produtos eco-friendly como sabão em barra, shampoo sólido, desodorizante natural, escovas de dentes de bamboo, ou pasta de dentes natural ou em pastilhas. A oferta já começa a ser vasta e opções de escolha não te vão faltar. Já consegues encontrar marcas portuguesas com este tipo de produtos. No inicio estranha-se a mudança, mas é uma questão de hábito, e uma óptima forma de reduzir em muito o consumo de produtos com plástico produzidos em escala.

Produtos de proteção pessoal

Os protetores solares comuns contêm químicos agressivos que estão a contribuir para a morte dos corais nos oceanos. Sendo que os corais representam cerca de 50% do oxigénio produzido no planeta, é urgente reduzirmos o impacto negativo que deixamos durante os mergulhos no mar. A mesma coisa acontece com os repelentes de mosquitos, que está carregado que substâncias químicas que não só prejudicam o teu organismo, como o próprio planeta. Procura utilizar alternativas mais sustentáveis a estes produtos, como protetor solar e repelentes naturais e sem químicos, assim como cremes e outros produtos de higiene e beleza orgânicos e bio.

Utensílios sustentáveis

Experimenta levar os teus próprios talheres e palhinhas reutilizáveis – de metal ou de bamboo. Por norma são acessórios indispensáveis a quem procura viagens de aventura que impliquem trekking ou campismo, mas podem ser extremamente úteis em outras situações. Como não ocupam espaço nenhum na mala, em caso de necessidade, é óptimo tê-los contigo. Podes aproveitar para fazer um picnic num jardim numa grande cidade ou durante uma caminhada em locais mais remotos. No limite, podes aproveitar e substituir pelos utensílios de plástico de utilização única em restaurantes ou cafés.

Sacos de pano reutilizáveis

Utiliza sacos de pano reutilizáveis, os famosos tote ou canvas bags. Provavelmente até já tens um que compraste numa viagem, ou que recebeste como brinde de uma qualquer ativação de marca. Existem de todas as formas, desenhos e feitios e são inúmeras as formas de utilizar. Seja para transportar as compras do supermercado, levares as tuas coisas quando vais à praia ou até arrumar a roupa suja. Além de serem resistentes, não ocupam muito espaço, duram muito tempo e são até um acessório de moda. Distribui uns quantos pela mala e mochila, e vais ver que não te vais arrepender de ter um sempre contigo.

Há muitos outros artigos , como os copos reutilizáveis, os discos desmaquilhantes , os cotonetes de bamboo, – a lista continua -, mas começa mais básicos e essenciais. Qualquer são também os mais fáceis de encontrar e os mais eficientes na redução da utilização de plástico. Vai adaptando aos teus gostos e necessidades. Lembra-te que o desafio está em começar a mudança, e que basta um passo para reduzir a tua pegada ecológica – seja em viagem ou no teu quotidiano!