Two Feet on the GroundViagens na Nossa Terra

É tempo de dizer #euficoemportugal

euficoemportugal

Há anos que repito para mim mesma “gostava de conhecer melhor o meu país”. Mais recentemente, passei a dizê-lo aos outros, em voz alta, numa tentativa de tornar mais real esta vontade, e a fazer acontecer. Mas ano após ano, Portugal foi ficando para trás.

2020 era o ano de riscar mais alguns destinos da minha bucket list. Costa Rica, Myanmar, Argentina, Chile e Patagónia eram os destinos que faziam parte do meu plano de viagens para 2020. Contudo, logo no início do ano, o inesperado aconteceu. Uma pandemia. E o Mundo mudou. Ficámos isolados. Fomos obrigamos a parar. A pensar. A rever prioridades. Naturalmente, todos os planos e projetos de viagem ficaram on-hold.

À medida que os meses foram passando fui tendo cada vez mais a certeza que este era, finalmente, o ano de escolher Portugal. Comecei a explorar, à distância, e a fazer planos de viagem. Desta vez, cá dentro.

Como membro da ABVP (Associação de Bloggers de Viagem Portugueses) juntei-me à iniciativa #euficoemportugal. Este é um compromisso de mais de 40 bloggers de viagem portugueses que se fizeram à estrada para contribuir para a divulgação dos 18 distritos do nosso país, assim como as ilhas da Madeira e Açores – assim que as condições de segurança o permitirem. É uma ação concertada e em simultâneo que têm como objetivo partilhar o que de melhor o nosso país tem para oferecer.

Claro que está que não podia deixar escapar a oportunidade de explorar o meu país, e assumi também o compromisso de conhecer e dar a conhecer Portugal. Pessoalmente, decidi que este ano vai ser exclusivamente dedicado a explorar Portugal. Sejam passeios curtos de 1 dia, escapadinhas de fim-de-semana ou viagens de vários dias, estes são alguns dos planos que tenho para explorar Portugal de norte a sul.

  • Rumo a Sul: de Lisboa a Sagres (Costa Vicentina e Costa Alentejana)
  • Tomar e Vale Glaciar do Zêzere
  • Nacional 2: de Chaves a Faro
  • Alqueva
  • Peniche e Berlengas
  • Parque Nacional da Peneda-Gerês
  • O Caminho de Santiago Português
  • Aldeias Históricas de Portugal
  • Parque Natural da Serra da Estrela

Hoje, mais que nunca o slogan “vá para fora, cá dentro” volta a fazer todo o sentido e é altura de nos fazermos à estrada e descobrir Portugal. Além de ficar a conhecer melhor Portugal, é uma forma de contribuir para as economias locais, ajudar na recuperação da economia nacional por via daquele que é um dos seus setores mais importantes – o turismo – ,e incentivar outros portugueses a fazer o mesmo. A verdade é que quanto mais do mundo conhecemos, mas temos a certeza que temos um país incrível e incomparável para descobrir: o nosso!

Se quiseres ficar a saber mais sobre a iniciativa, podes visitar o site e redes sociais da ABVP ou pesquisar por #euficoemportugal. Mais de 40 bloggers e criadores de conteúdo, em simultâneo, a explorar todas as regiões do nosso país. O resultado? Milhares de conteúdos a promover Portugal. Milhares de razões para escolhermos todos ficar em Portugal.

E tu, estás pronto para ficar em Portugal? Inspira-te em #euficoemportugal


portugal

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.