Memórias de ViagemTwo Feet on the Ground

George Town, a cidade onde a arte urbana sai à rua

George Town é a capital de Penang, um dos 9 estados situados no norte da Malásia. É uma cidade multicultural e rica em influências da cultura malaia, chinesa, indiana e até inglesa. O seu centro histórico está classificado como Património Mundial pela UNESCO. Com esta multiplicidade de influências, não é de espantar que George Town seja uma das melhores cidades gastronómicas do Sudoeste Asiático. Em George Town há pequenas lojas, cafés e vendedores ambulante que são verdadeiras experiências aos sentidos. Há edifícios coloniais, templos hindus, mesquitas islâmicas e igrejas católicas. E depois há a arte urbana de George Town. Caminhar pelas ruas da cidade é como visitar um museu de arte urbana a céu aberto. A cada esquina há uma obra de arte à espera para ser descoberta.

george town street art

Foi precisamente depois da distinção da UNESCO, em 2008, que tudo começou. O governo da Malásia lançou um concurso internacional destinado a encontrar a melhor proposta artística para assinalar o centro histórico da cidade. A ideia vencedora foi a o coletivo Sculpture at Work com o projeto “Marking George Town”. No total, foram 52 o número de peças em ferro construídas para contar a história da cidade e dos seus habitantes. Afixadas nas paredes da cidade, estas caricaturas 3D refletem a herança cultural de George Town e, não só contam as histórias da sua comunidade através da voz do povo, como também dão a conhecer as suas origens, crenças e tradições.

Entre as esculturas mais procuradas estão a “The Cheating Husband”, uma escultura junto a uma janela na Love Lane – onde se dizia que mercadores ricos escondiam as suas amantes – um homem agarrado a uma corda aparentemente a fugir da sua mulher, ou a “Narrowest Five Foot Way”, uma peça que marca aquela que dizem ser a rua mais estreita de Penang. George Town é também a cidade que viu nascer Jimmy Choo, o malaio por trás da icónica e luxuosa marca de sapatos Jimmy Choo. Apesar de ter estudado em Londres, foi numa pequena loja na Muntri Street que o mundialmente famoso designer de sapatos aprendeu a sua arte. E, claro está que não podia faltar um mural em sua homenagem.

Este projeto sem precedentes deu aso à imaginação dos artistas e abriu a porta a novas formas de arte em George Town. Desde então, a cultura de arte urbana pegou e foi crescendo, assim como as pinturas e instalações de arte pela cidade. O culto de arte urbana foi sendo enriquecido com obras de variados artistas, mas a verdadeira estrela deste movimento é Ernest Zacharevic. Descrito por alguns como “o Banksy asiático”, o artista lituano foi contratado no âmbito do George Town Festival 2012 para fazer uma série de pinturas pelas paredes da cidade. Zacharevic decidiu então tirar partido das ricas características arquitectónicas já existentes e combinar as suas pinturas com objetos, como bicicletas ou motas. O projeto “Mirrors George Town” rapidamente chamou a atenção internacional e as 8 obras de arte, sem nome oficial, são uma referência de arte urbana em todo o mundo.

A obra de arte mais famosa do artista é uma pintura de uma menina e um menino a andar de bicicleta, de verdade, na Lebuh Armenian. As longas filas de pessoas à espera para tirar uma selfie com esta, e outras obras de arte em George Town, evidenciam a popularidade do artista e de George Town, agora um destino turístico legítimo para amanantes, ou meros curiosos, de street art.

george town street art

A crescente tendência continuou, e continua, a inspirar artistas para obras semelhantes. Outro exemplo é o projeto “101 Lost Kittens”, uma série de murais desenhados para o George Town Festival em 2013. O projeto tem como objetivo chamar a atenção para a questão dos animais vadios na cidade. A maioria das obras encontram-se na Armenian Street e ruas adjacentes, mas podem hoje ser encontradas um pouco por toda a cidade. Existe até um mapa que está disponível em vários pontos turísticos da cidade e online, no site oficial do Turismo de Penang, onde são identificadas as principais obras de arte de George Town.

Além de ser uma das principais atrações e atividades da cidade, seguir o roteiro de arte urbana é uma das melhores formas de te perderes pelas ruas desta cidade e te surpreenderes a cada recanto. Ir à descoberta destas obras de street art caminhando pelas ruas de Georgetown é a melhor forma de conhecer a esta cidade surpreendente.

O mapa disponibilizado pelo turismo da cidade pode ser encontrado aqui: Mapa Street Art George Town.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.