Sabores do Mundo

Uma aula de cozinha vietnamita em Hoi An

A gastronomia vietnamita é muito apreciada em todo o mundo, ainda que seja menos conhecida que a da sua vizinha Tailândia. É uma cozinha muito rica em sabores e texturas, aproveitando da melhor forma tudo o que a terra e o mar têm para oferecer. Hoi An, no centro do Vietname, é uma das cidades vietnamitas mais charmosas, e uma das mais conhecida pelas aulas de cozinha. Seguimos o conselho e decidimos experimentar uma aula de cozinha vietnamita na escola da mais respeitada chef de Hoi An: Ms. Vy.

A Ms. Vy é a cara por trás do império gastronómico Taste Vietnam. Além dos restaurantes espalhados pela pequena cidade Hoi An (são 1o!), um deles funciona também como escola de cozinha. O Vy’s Market Restaurant & Cooking School dispõe de diferentes tipos de experiências culinárias, desenhadas à medida dos interesses e habilidade de cada um. Escolhemos fazer o Holiday Master Class, onde aprendemos mais sobre a comida vietnamita e a importância que esta tem no estilo de vida da população de Hoi An. A experiência custa 32 dólares e dura uma manhã inteira. As marcações podem ser feitas diretamente pelo site.

Começa cedo, por volta das 8:00, com uma visita de barco até ao mercado central de Hoi An. Nesta visita animada ao mercado ficamos a conhecer os diferentes tipos de noodles e a forma como são feitos, aprendemos a escolher e comprar o peixe e marisco mais fresco, a distinguir pelo cheiro e a saber escolher quais as melhores ervas aromáticas. É uma experiência muito enriquecedora, que nos leva a conhecer frutas, legumes e ervas nunca antes experienciadas, pela boca de quem melhor as conhece.

Chegada a altura de pôr as mãos na massa e regressamos novamente ao barco que nos leva até à escola. De regresso ao Vy’s Market Restaurant & Cooking School é feita uma visita guiada pelo restaurante. O espaço foi criado de forma a recriar algumas das mais tradicionais bancas de street food, métodos de preparação e confeção dos ingredientes. Ao longo do caminho, é possível aprender um pouco mais sobre cada um dos espaços e dos pratos apresentados. Aqui os 5 sentidos são postos à prova. É possível ver, ouvir, cheirar, tocar e saborar e o seu processo de produção. E claro, provar muitos deles, não estivessemos afinal numa escola de cozinha.

A aula de cozinha vietnamita tem uma duração aproximada de 3 horas. Aprendemos a cozinhar alguns dos mais tradicionais pratos vietnamitas, como o estaladiço e crocante ban xeo, ou a confecionar o famoso molho nuoc cham. A aula é muito explicativa e para além de aprendermos a fazer cada um dos pratos do zero, aprendemo também mais sobre cada um deles e sobre os ingredientes utilizados. Começamos Tudo isto bem regado com o tradicional fish sauce, ervas e especiarias até então desconhecidos. No final da aula cada pessoa tem a oportunidade de se deliciar com o que acabou de cozinhar. Antes de ir embora, é-nos dado utensílio de cozinha tradicional vietnamita para levar para casa, assim como uma cópia da receita para recriar em casa quando as saudades dos sabores vietnamitas apertarem. Escusado será dizer que saimos de lá de barriga cheia e de livro de receitas na mão.

A ementa, em que cada prato foi feito por nós, era a seguinte:

  1. Sopa com folhas de couve recheadas com camarão (Cabbage leaf parcels shrimp)
  2. Espetada de frango barbeque com folhas de limão (BBQ chicken with lemon leaves)
  3. Salada de manga (Mango salad)
  4. Panquecas crocantes com camarões, porco e rebentos de soja (Ban Xeo – crispy pancakes with prawns, pork & bean sprouts)

➳ LER: Taste Vietnam, o império gastronómico da Ms. Vy


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.