Sabores do MundoTwo Feet on the Ground

Taste Vietnam, o império gastronómico da Ms. Vy

Nenhuma viagem a Hoi An está completa sem experimentar os sabores das especialidades regionais. O mesmo se pode dizer do Vietname no geral, mas Hoi An em particular é o epicentro cultural e capital culinária vietnamita. Esta encantadora cidade no centro do Vietname foi um importante porto mercantil do Sudoeste Asiático, e guarda influências de todos os povos, culturas, sabores e ingredientes que ao longo dos tempos por ali foram passando. A maior parte dos restaurantes situam-se no coração da cidade antiga de Hoi An, e a escolha não é fácil. A oferta é muita, assim como a qualidade oferecida. Mas há uma vietnamita que se destaca particularmente: a Ms. Vy.

Trinh Diem Vy, ou apenas Ms Vy, como é conhecida localmente, é a fundadora de império gastronómico mundialmente conhecido. Ms. Vy é uma estrela culinária de Hoi An, representando a terceira geração desta tradição familiar. Esta mulher inspiradora e empreendedora abriu o seu primeiro restaurante em 1994. O Little Mermaid foi também o primeiro restaurante ao estilo ocidental a abrir em Hoi An, a ter um menu em Inglês e a oferecer uma variedade de pratos de cozida local autêntica num ambiente formal. O conceito pegou e o sucesso foi quase imediato, tanto que o espaço se tornou pequeno para tamanho sucesso. Seguiram-se o White Lantern, o Cargo Club e o Morning Glory. Hoje, são 11 os restaurantes que a Ms. Vy gere, incluindo um deles na Austrália.

Além dos restaurantes, há ainda um hotel, uma escola de cozinha eum livro de receitas. Tudo isto faz parte de algo muito maior: o grupo Taste Vietnam. Em 2012, depois do lançamento do livro de receitas Taste Vietnam: The Morning Glory Cookbook, Ms Vy juntou todos os negócios de restauração e hotelaria debaixo de um único grupo e criou o Taste Vietnam. O segredo do sucesso é a base das suas receitas. Os pratos são baseados em receitas de família que combinam os melhores sabores do norte e do sul, a atuêntica street food vietnamita e as especialidades locais de Hoi An. A sua cozinha é baseada no príncipio do “zero desperdício” e do alimentos mais frescos e naturais – da terra para o prato, e o objetivo do Taste Vietnam é colocar a gastronomia vietnamita no lugar de destaque mundial que merece.

Foi na minha passagem pelo Vietname em 2018 que, depois de ter marcado uma aula de cozinha num restaurante local, fiquei a conhecer o império gastronómico da Ms. Vy. Além de ter feito a aula de cozinha e almoçado no Vy’s Market Restaurant & Cooking School , jantei também no Morning Glory Original. Verdade seja dita que a aclamada fama é totalmente merecida. Não só pela qualidade dos pratos confecionados, como pela vontade empreendedora que esta vietnamita de Hoi An teve em dinamizar a gastronomia da sua cidade natal, e de dar a conhecer a gastronomia vietnamita ao mundo.

➳ LER: Hoi An, a charmosa cidade das lanternas

Restaurantes

À data de hoje são 11 os restaurantes geridos por Ms. Vy: Le Picnic Cafe, Vy’s Market Restaurant & Cooking Class, Vy’s Kitchen & Deli, Morning Glory Original, Morning Glory Signature, Cargo Club Cafe & Restaurant, Monsoon Bar & Loungee, Yum Cha House, Hoi An Combo, The Market Roast & Grill e o House of Hoi An. Todos eles em Hoi An, à excepção do House of Hoi An, que atravessou o oceano e localiza em Melbourne, na Austrália. O Le Picnic Cafe faz parte da unidade hoteleira do grupo, o Maison Vy Hotel também em Hoi An. E o The Market Restaurant & Cooking School funciona também como escola de cozinha.

Os conceitos vão variando, mas há algo em comum na base de todos eles: a tradição e cultura gastronómica do Vietname – seja preservando as tradições da autêntica comida vietnamita, explorando novas fusões de sabores e inspirações diferentes ou combinando-as com sabores mais ocidentais.

Curso de cozinha no Vy’s Market Restaurant & Cooking School

Fazer um curso de cozinha num país diferente não só é uma atividade diferente e divertida, mas oferece também uma visão priveligiada sobre a cultura gastronómica local. Em Hoi An, a aclamada Ms. Vy é também responsável pelas mais famosas aulas de cozinha da cidade. Apesar de já não ser ela que conduz as aulas de cozinha, a sua equipa de chefs profissionais encarrega-se de passar aos mais curiosos os melhores ensinamentos. As aulas são agora dadas numas modernas instalações, onde tudo é pensado ao pormenor. Esta é também a casa do Vy’s Market & Cooking School. O mercado oferece diferentes tipos de programas, feitos à medida para o cozinheiro mais experiente ao mero cozinheiro mais casual e curioso.

Livro de Receitas Taste Vietnam: The Morning Glory Cookbook

Em 2011, a Ms. Vy lançou o seu livro de receitas que combina os mais de 30 anos de experiência na cozinha. É um livro contém as receitas dos mais tradicionais e saborosos pratos vietnamitas, mas é também um guia sobre a gastronomia do Vietname. Desde informação sobre como escolher os melhores e mais frescos ingredientes, as melhores técnicas de preparação e corte, as propriedas das diferentes ervas aromáticas, frutas, legumes e especiarias. É muito mais que um simples livro de receitas. É também uma espécie de memoir da chef e restauradora, que conta também a sua história e da sua família.