Memórias de ViagemTwo Feet on the Ground

Cinque Terre, as 5 coloridas vilas de Itália

Empoleiradas na Costa da Ligúria, as cinco pequeanas vilas que constituem as Cinque Terre permanecem misteriosamente intactas. De sul para norte, são elas Riomaggiore, Manarola, Cornigla, Vernazza e Monterosso al Mare. Os penhascos acidentados, casas coloridas, vinhas encarpadas na encosta e portos secretos fazem de Cinque Terre um paraíso na terra. Juntamente com Portovenere e as ilhas Palmaria, Tino e Tineto são consideradas Património da Humanidade pela UNESCO. As suas paisagens e beleza natural são a principal razão que lhe atribuiram tal estatuto. Estas vilas de pescadores e agricultores são uma das regiões mais visitadas em Itália.

Riomaggiore

“A vila que cresceu nas margens do rio” (Rivus Maiore) é uma das maiores das Cinque Terre. As casas construidas nas encostas em forma “V” tornam a paisagem cénica. A rua principal começa no topo da montanha e termina apenas no azul Mediterrânico adentro. A vila tem ligação para Manarola pela Via dell’Amore – onde os casais apaixonados de ambas as aldeias juravam amor eterno. A melhor parte de Riomaggiore é a vista do porto.

Manarola

É a mais fotogénica e artística das vilas. As suas casas coloridas e as ruas estreitas amontoam-se na encosta e só terminam junto ao mar. As casas coloridas, para que os pescadores as localizassem facilmente ao longe, são o cartão-postal desta vila. Além de Manarola parecer saída de uma obra de arte, tem uma grande história ligada à Segunda Guerra Mundial. Depois de nos perdermos pelas suas ruas inclinadas, há que estender a toalha e mergulhar nas águas turquesa do Mediterrâneo. Não percas a paisagem do terraço do Nessun Dorma.

Corniglia

Corniglia é a única vila que não têm acesso pelo mar. Situada no topo das colinas é a menos turistica das vilas, talvez pelo seu difícil acesso. Para lá chegar é preciso subir os mais de 380 (!) degraus, ou apanhar o shuttle bus junto à estação. É uma vila pequena e diferente das outras, com um ambiente mais local e muito virada para a vertente agrícola. Tem um centro histórico muito bem conservado.

Vernazza

É a mais pitoresca das vilas e, por isso, a mais visitada. Vernazza é também conhecida pela sua produção de vinho, que faz dela uma das mais populares regiões vinícolas de Itália. Escondido entre as rochas encontra-se a maior pérola da vila: o porto de Vernazza. Com a sua piscina natural formada pela baía mediterrânica, com o mar a entrar por ali adentro, é o sítio perfeito para descansar. Também aqui encontrará vários edifícios históricos, como emblemática torre amarela da Igrejaa Santa Margherita di Antiochia. É junto ao topo da igreja que se encontra uma das melhores vistas de Cinque Terre.

Monterosso

Preparado para banhos de sol? Monterosso tem uma extensa praia de areia branca com espreguiçadeiras e guarda-sóis e é a única vila que convida a tal. É a maior e a mais desenvolvidas das vilas. É aqui que se situam os maiores e melhores complexos hoteleiros da região. Monterosso está dividida em duas pela Torre Aurora e atravesssada por um túnel pedestre. De uma lado a antiga vila histórica e do lado oposto o centro moderno da vila.

La Spezia, Portovenere e Levanto

Apesar de não fazer parte de Cinque Terre, as cidades de La Spezia, Portovenere e Levanto são também bastante procuradas. Qualquer uma delas é também um excelente ponto de partida para visitar as 5 vilas. Portovenere é, inclusive, considerada a “sesta terre”.

O que fazer em Cinque Terre

Começa o dia pela fresca em Riomaggiore e segue por Manarola, Corniglia, Vernazza até terminar o dia em Monterosso. Se for possível faz o trilho a pé entre as duas primeiras vilas pela Via dell’Amore. Faz uma paragem pelo caminho para almoçar, ou aproveita a street food de Manarola e experimenta o frito misto, uma especialdiade local. A região da Ligúria é também conhecida pela focaccia – experimenta de manhã cedo ir buscar uma bem quentinha, e não te vais arrepender.

Como visitar Cinque Terre

A pé

Caminhar é uma das melhoras formas de conhecer as Cinque Terre. Seja dentro de cada uma delas ou entre elas, as paisagens são de tirar o folego – pela sua beleza, e pela caminhada. Existem diferentes trilhos de trekking em Cinque Terre, com diferentes níveis de dificuldade. O trilho mais famoso, talvez por ser o mais fácil, é a Via dell’Amore, que liga Riomaiggiore a Manarola. A passagem está parcialmente fechada para reconstrução há uns anos e só tem previsão de reabertura em 2021. 

De comboio

O comboio é uma das formas mais fáceis e cómodas de conhecer as Cinque Terre. É possível viajar de uma vila para a outra já que há comboios a cada 10-15 minutos. O bilhete simples custa 4 euros, enquanto o Cinque Terre Card Train para 1 dia custa 16 euros e permite viagens ilimitadas entre Levanto, as Cinque Terre e La Spezia. O comboio faz La Spezia – Levanto em 30 minutos. Existem autocarros disponiveis nas vilas que ajudam nos pequenos trajetos, e que estão incluidos no passe diário.

De barco

Há barcos a fazer a travessia entre as Cinque Terre e as cidades mais próximas de Portovenere, La Spezia ou Levanto. O preço diário com viagens ilimitados varia entre 27 e 35 euros e há vários barcos a fazer os diversos trajetos durante todo o dia. Por se situar no topo da encosta, Corniglia é a única que não é acessível pelo mar.

De carro

O carro é a forma menos recomendada de chegar a Cinque Terre. Além das estradas serem de dificil acesso, o estacionamento é condicionado e os valores dos parques de estacionamento muito elevado. Uma óptima alternativa é deixar o carro em La Spezia e apanhar o comboio até qualquer uma das Cinque Terre.

Onde ficar em Cinque Terre

É possível visitar todas as vilas apenas num dia, mas se queres aproveitar para relaxar o ideal é ficar a pernoitar numa das vilas. Com o cair da noite, as vilas tornam-se mais calmas e ideais para descansar. A acomodação dentro de Cinque Terre é muito procurada e esgota com antecedência. Além disso, os preços por noite são bem mais altos do que o normal. Se procuras uma alternativa mais é em conta, ficar em La Spezia ou numa outra cidade próxima é uma óptima escolha. Onde quer que fiques, encontra um local com vista, pois não vais querer perder a oportunidade de acordar com as incríveis paisagens da costa de Líguria como pano de fundo.

➳ Get your Airbnb Discount here