Diário de Bordo

À descoberta da Indochina: a viagem começa aqui

Quase dois anos depois de ter visitado o continente asiático pela última vez, estou de regresso. Depois do Sri Lanka, Singapura, Malásia e Indonésia, o roteiro de viagem desta vez faz igualmente parte do imaginário de muitos.

A aventura começa em Banguecoque, que servirá apenas de ponto de chegada e de partida, e prossegue à descoberta por 3 países do Sudeste Asiático: Laos, Vietname e Camboja. Numa viagem que terá a duração de 21 dias, vamos ter oportunidade de visitar rituais ancestrais de monges budistas, saborear a autêntica comida vietnamita, navegar pelas águas da majestosa Halong Bay, testemunhar na primeira pessoa os marcos deixados pelo genocídio do Khmer ou admirar o nascer do sol em Angkor Wat.

O nosso itinerário prevê a visita a Banguecoque, Vientiane, Luang Pragang, Hanoi, Halong Bay, Hué, Hoi An, Ho Chin Min, Phnom Penh, Siem Reap e Angkor Wat, mas apenas o tempo ditará o nosso destino durante as próximas 3 semanas. Num misto de história, cultura, gastronomia, religião e tradição, vamos à descoberta do melhor da antiga Indochina.

Onde é que tudo começa? Em Banguecoque, de onde escrevo esta crónica, onde vamos ficar durante um dia a fazer uma layover alargada antes de partirmos para o Laos. Deste lado, fica a promessa de partilhar cada detalhe desta viagem que se advinha ser inacreditável. Fiquem atentos e acompanhem esta viagem que atravessa quatro países fascinantes.