Dicas de ViagemTransporte

DICAS ÚTEIS | Alugar carro no estrangeiro

Avião, taxi, comboio, autocarro, carro próprio ou carro alugado. As alternativas para te deslocares em viagem são várias e a escolha deve depender do tipo de viagem que pretendes. Alugar carro em viagem pode ser, em alguns casos, a maneira mais fácil e cómoda de explorar uma cidade ou país.

Para quem gosta de ter mais liberdade e flexibilidade, o aluguer  é uma das formas de aproveitar ainda mais a viagem. Apesar dos pontos menos positivos, as vantagens de alugar um carro podem ser muitas, dependendo obviamente do destino. No entanto, há alguns aspetos que deves ter em conta para evitar surpresa de última hora. Pelo caótico trânsito asiático, alugar carro numa cidade como Kuala Lumpur ou Bali pode ser uma dor de cabeça. Já alugar carro numa viagem por qualquer país na Europa pode ser uma excelente alternativa. Em qualquer um dos casos, há que ter atenção às regras de trânsito de cada país e ter cuidado na estrada e fora dela. Fazer uma roadtrip na Europa não é certamente igual a conduzir num qualquer país asiático.

Pesquisar a oferta existente e comparar preços e modelos

Se vais alugar carro na tua próxima viagem, o ideal é fazê-lo online antes da partida. Regra geral, os preços são mais baixos que os preços de balcão no destino. Existem inúmeras empresas de aluguer de carro, mas as mais conhecidas e confiáveis são a Europcar, Hertz, Goldcar e Avis. Como alternativa, tens sites como a Rental Cars, que funciona como agregador e intermediário no aluguer.  A principal dica é pesquisar bem todas as opções disponíveis e comparar preços, escolhendo o modelo que melhor sirva as tuas necessidades.

As vantagens e desvantagens de alugar um carro em viagem

Alugar um carro em viagem oferece-nos mais independência e flexibilidade para explorar o destino. Evita que estejas dependente de transportes públicos, horários fixos e, em certos casos, custos elevados. Por outro lado, pode ser também uma preocupação, nomeadamente na hora de estacionar o automóvel. Pode ser uma dor de cabeça encontar um lugar disponível ou ter que pagar pelo lugar de estacionamento. Em último caso, deves ponderar os prós e os contras de alugar um carro e escolher a opção que for mais conveniente tendo em conta o tipo de viagem que vais querer fazer.

Cuidados a ter ao alugar um carro no estrangeiro

As companhias de aluguer têm condições diferentes, por isso tem a certeza que as verificas antes de alugar. Todos os alugueres incluem um seguro básico que cobre danos de colisão ou roubo. Apesar de ser facultativo, é aconselhável um seguro mais completo que tenha também coberturas adicionais. Informa-te bem sobre os tipos de seguros disponíveis. Tem também atenção a aspectos como as condições do carro, limite de quilómetros, política de combustível ou a localização de entrega do automóvel. Há empresas que tem um limite de quilómetros por dia incluidas no preço e outras que cobram mais se levantares o carro numa cidade e o devolveres noutro. Uma revisão meticulosa do carro quando o recebes é também imprescindível. Uma dica útil é tirar fotografias ao carro, antes e depois do aluguer. Serve como prova de que o automóvel foi recebido e devolvido nas condições .