Dicas de ViagemEm Viagem

DICAS ÚTEIS | Cuidados de saúde em viagem

Quando viajas para um país diferentes, há que ter em atenção aspectos e cuidados de saúde que te ajudam a prevenir  situações mais complicadas. Ninguém quer que uma dor de barriga ou uma infecção estrague uma viagem de sonho.

Como já referi aqui é fundamental ir a uma Consulta do Viajante antes de partir rumo à próxima aventura. Além das vacinas e medicamentos que seja necessário tomar antes da partida, existem cuidados de saúde essenciais a ter durante a viagem. Estes cuidados dependem obviamente do destino em questão, mas são particularmente importantes caso seja um país em desenvolvimento com condições de higiene e saúde menos evoluídas.

Levar um kit médico/ primeiros socorros

Inúmeras situações em viagem podem ser facilmente resolvidas com um bom analgésico, anti-diarreico e desinfectante. Não é preciso ir a correr para o médico com um pequeno problema intestinal ou um pequeno corte . Ainda assim, se os sintomas não passarem ou se agravarem,deves procurar de imediato um acompanhamento médico.

Alguns dos medicamentos mais usuais são o analgésico, anti-inflamatório, anti-histaminico, anti-gripal, comprimidos para o enjoo, pomada para picadas de insectos ou descongestionante nasal. Não dispenses também um pequeno kit que contenha soro fisiológico, desinfectante, pensos rápidos, compressas esterlizadas, ligaduras e fita adesiva. Não ocupa muito espaço e deve sempre fazer parte da tua lista quando fazes a mala.

Beber sempre água engarrafada e selada

Especialmente em destinos quentes é fundamental beber muita água ao longo do dia para manter a hidratação. Antes de partires, não te esqueças de te informar acerca da qualidade da água no destino. Na maior parte dos países menos desenvolvidos não é aconselhavel beber água da torneira. A água até pode ser tratada e filtrada, mas isso não significa que é segura. Os filtros apenas eliminan as bacterias, mas não eliminam os vírus. Como alternativa, ou complemento, podes também utilizar pastilhas purificadoras ou garrafas purificadoras de água.

Evitar bebidas com gelo

Mas é importante ter cuidado com o gelo nas bebidas, particularmente quando não se sabe a sua origem. Há hóteis e restaurantes que têm o cuidado de fazer gelo com água potável, mas em restaurantes à beira da estrada é menos provável. Por isso, tenta evitar ao máximo beber bebidas com gelo em países menos desenvolvidos.

Usar repelente de insectos 

Há insectos que picam durante o dia e outros que atacam apenas à noite. Em qualquer um dos casos, evitar as picadas com um bom replente é a recomendação mais importante. Pode ser utilizado em spray ou roll on, mas o mais importante é ir repondo ao longo do dia. Em determinados destinos é aconselhável o uso de um repelente com uma concentração de DEET superior a 25%. Em Portugal, é díficil encontrar este tipo de repelentes, mas podes encontrá-los e encomendá-los online ou comprá-los no destino.

Levar um documento com informações de saúde

Leva sempre contigo um documento com informações relacionadas com o teu tipo de sangue, alergias ou condições específicas de saúde e um contacto de emergência. Alguns telemóveis têm uma área especifica, onde podes guardar esta informação e que pode ser facilmente acedida. Leva contigo também as receitas dos medicamentos passadas pelo médico.

Fazer um seguro de viagem

Para além da consulta do viajante antes da partida e de teres em mente os principais cuidados a ter em viagem, é altamente aconselhável fazer um Seguro de Viagem que cubra acidentes, despesas médicas no destino e repatriamento na eventualidade de doenças ou acidentes mais graves.