Antes de PartirDicas de Viagem

DICAS ÚTEIS | Consulta do Viajante

Sempre que fores viajar para países menos desenvolvidos deves ir  à consulta do viajante. Estas consultas servem para te informar sobre os riscos inerantes às condições de saúde nesse país. Da mesma forma, servem para te informar sobre cuidados básicos que deves ter antes e durante a viagem.

Se vais viajar, especialmente para certos países em África, América do Sul ou Ásia, é importante saberes que cuidados deves ter. A consulta do viajante é fundamental para te informares sobre as condições de saúde no destino e de como podes prevenir as doenças mais frequentes em viagem.

Cada viajante é diferente e por isso cada consulta será também diferente. Mas na grande parte dos casos, esta consulta serve para:

  • Avaliar as tuas condições de saúde antes da viagem
  • Recolher informações sobre a assistência médica no país de destino
  • Receber conselhos sobre cuidados a ter e medidas preventivas a adoptar
  • Obter receitas e/ou administrar as vacinas necessárias
  • Obter as receitas para os medicamentos que necessitam de prescrição médica
  • Aconselhamento sobre o kit médico/ farmaceutico a levar

A consulta deve ser efectuada com antecedência – entre 4 a 6 semanas antes da partida – para que possas tomar as vacinas ou iniciar os tratamentos necessários a tempo. As consultas do viajante são efetuadas preferencialmente por médicos especialistas em doenças infecciosas ou medicina tropical, mas podem ser realizadas por qualquer médico no exercício das suas competências. Esta informação não dispensa o aconselhamento médico apropriado.

Onde fazer a Consulta do Viajante

A consulta do viajante pode ser realizada em alguns centros de saúde, hospitais públicos, hospitais ou clínicas privadas espalhados por todo o país. Em alternativa, pode ser feita online através de Telemedicina.

Podes consultar informação mais detalhada sobre a Consulta do Viajante e sobre os locais onde a podes fazer no site do Serviço Nacional de Saúde.

Para além da Consulta do Viajante e de teres em mente os principais cuidados a ter em viagem, é altamente aconselhável fazer um Seguro de Viagem que cubra acidentes, despesas médicas no destino e repatriamento na eventualidade de doenças ou acidentes mais graves.