Dicas de ViagemTecnologia

DICAS ÚTEIS | Os melhores gadgets para levar em viagem

Viajar para países distantes pode causar algumas dores de cabeça. Principalmente se não tivermos como carregar o telemóvel ou a máquina fotográfica ou se perdermos as fotografias todas da viagem.

O que não falta por ai é tecnologia que nos ajuda a tornar o nosso dia-a-dia mais fácil. Mas quando estamos em viagem será que vale a pena andar carregado com este tipo de acessórios? A reposta é sim, em alguns casos sim – alguns são indispensáveis, outro servem como precaução. Em baixo deixo uma lista de 10 gadgets que considero muito úteis para tornar as tuas próximas férias um pouco mais fáceis, seguras e divertidas.

Power Bank | Bateria Portátil

Ninguém gosta de ficar sem bateria. Especialmente se estiveres a tirar aquela fotografia da praxe. Ou quando estás perdido e a utilizar o GPS do telemóvel para te orientares. Uma bateria portátil (power bank) é a solução ideal para esse problema. Existe uma oferta imensa no mercado, dependendo da capacidade, dimensão ou orçamento. Depois de insistir em power banks com pouca capacidade, optei por um com 10.000 mAh – em termos práticos, serve para carregar completamente a bateria de um telemóvel entre 4 a 5 vezes. O que utilizo tem ainda 3 entradas USB e uma luz que serve como lantera.

Adaptador Universal de corrente

Este é um dos acessórios mais importantes, caso estejas a viajar para um país com uma entrada de tomada diferente. Permite ligar os teus equipamentos à corrente e carregar a bateria do telemóvel ou. Por ter as entradas mais habituais em todo o mundo, basta escolher a ficha adequeada à tomada do país onde estás e ligares o equipamento em questão ao adaptador universal. Alguns deles tem também um conversor de potência, que permite ao adaptador ajustar-se automaticamente à voltagem da corrente, e entradas USB.

Carregador USB multi-portas

Com a quantidade de tecnologia que levamos em viagem, levamos carregadores para todos esses acessórios. Telemóveis, máquinas fotográficas, tablets… Todos eles são carregados através de cabos USB. Um carregador USB com múltiplas entradas é a solução perfeita para carregar diferentes equipamentos ao mesmo tempo. O que utilizo actualmente, tem 3 entradas diferentes e permite ainda que a tomada que adapte ao país de destino.

Smartphone

Nos tempos que correm é praticamente impensável andar sem o smartphone connosco. Em viagem, é particularmente útil para tirar fotografias, conversar com amigos e família, pesquisar informação ou partilhar fotografias nas redes sociais. Mas a sua utilidade em viagem vai para além disso. A probabilidade de te perderes numa cidade estranha é grande e ter uma mapa do local sempre à mão pode ser uma ajuda valiosa. Exitem diferentes aplicações que permitem descarregar os mapas e usá-los em ligação à Internet como o Maps.me ou, mas o Google Maps tem também esta opção disponível. Basta fazer download da área que pretendes quando estiveres ligado à Internet e utilizá-los sempre que necessites.

Máquina Fotográfica

Escolher uma máquina nunca é uma decisão fácil. No meu caso, as máquinas que transporto sempre comigo em qualquer viagem são a Canon 100D e a GoPro 3+ Black Edition. A primeira permite tirar fotografias e fazer vídeo com qualidade; a segunda, é uma action cam que permite filmar e fotografar em condições mais extremas – como a fazer mergulho ou actividades mais radicais. Mais recentemente, o drone DJI Spark faz também parte do meu equipamento. Para além das máquinas, levo também 2 cartões SanDisk SDHC 32 GB para a Canon e 3 cartões Samsung EVO SDHC 32 GB para a GoPro e o Spark e baterias extra para cada um dos equipamentos.

Computador Portátil

É claro que não é um acessório essencial para levar em qualquer viagem. Há quem prefira levar apenas um tablet em vez de um computador portátil. Nas últimas viagens, tenho optado sempre por levar o meu computador – um Macbook Air 13”. Utilizo mais para actualizar o blog e fazer backup das fotografias, mas é útil para matar o tempo durante o voo ou durante uma viagem longa de comboio.

Disco Externo

Tirar fotografias enquanto viaja é algo que todos fazemos. São memórias físicas para mais tarde recordar. Perder as fotografias de uma viagem incrível é devastador. No caso de levares um computador, podes fazer um backup no próprio computador. Como alternativa, podes faze-lo num serviço de armazenamento cloud ou num disco externo. Eu uso o WD Elements – Disco duro externo portátil de 2 TB, que permite ir fazer upload das fotografias e vídeos mesmo sem acesso à internet.