BagagemDicas de Viagem

DICAS ÚTEIS | Preparar a mala de viagem

Tantos dias em viagem e tão pouco espaço na mala… A verdade é que viajar é também sinónimo de ter que preparar a mala de viagem – o que nem sempre é tarefa fácil.  Não importa se vais viajar de mochila às costas ou com trolley, o importante é conseguir tirar o melhor partido possível do espaço que tens na mala. Não vais querer que te falte nada, mas também não vais querer andar sobrecarregado ou que, na altura de regressar, não tenhas espaço para tudo o que queres trazer. Para te ajudar ficam algumas dicas para conseguires ganhar espaço na mala de viagem e diminuir o peso da bagagem.

Fazer uma lista do que queres levar

Pode não parecer, mas fazer uma lista com tudo aquilo que queres levar, para que não te esqueças de nada, pode ser uma grande ajuda. Na hora de decidir o que deixar para trás, esta lista pode também ser útil. Não precisa de ser uma lista exaustiva, basta listares o mais importante: roupa e acessórios, sapatos, produtos de higiene e belezas e outras itens necessários – máquina fotográfica, documentos importantes, carregadores, etc.

Tentar não levar demasiada roupa

Às vezes queremos levar tudo e mais alguma coisa, para toda e qualquer ocasião, mas muitas vezes o que acaba por acontecer é que levamos demasiada roupa. Opta antes por levar roupas básicas, que possam facilmente ser conjugadas umas com as outras. Leva roupa versátil que sirva qualquer ocasião e uma ou outra opção mais sofisticada. Podes sempre comprar roupa no local para onde vais – principalmente se o destino for o Sudoeste Asiático, onde arranjas peças de roupa a preços extremamente acessíveis.

Separar a roupa em sacos de viagem

Os packing cubes são uma excelente forma de arrumar a roupa dentro da mala. Estes pequenos sacos, disponíveis em diferentes formas e tamanhos, permitem manter os artigos separados e organizados para que seja mais fácil de encontrar o que procuras e manter a roupa em boas condições. Uma boa dia é, por exemplo, separar a roupa por tipos: calções e calças num saco, tops e camisas em outro e roupa interior e roupa de banho noutro. Podes encontrar estes sacos a preços simpáticos na IKEA ou na Amazon.

Enrolar a roupa e guardá-la nos diferentes sacos

Além de utilizar sacos de viagem para organizar a roupa dentro da mala, uma boa dica é também enrolar a roupa dentro dos sacos. Se fizeres pequenos rolos compactos com cada peça, consegues ganhar mais espaço e evitar que a roupa fique com muitos vincos ou amarrotada. Esta dica pode não convencer toda a gente, mas a minha opinião é que enrolar a roupa é um método bastante eficaz de fazer a mala.

Separar os artigos de higiene pessoal e utilizar frascos pequenos

Uma boa alternativa a levar os frascos inteiros é usar frascos mais pequenos para transportar o gel de banho, shampoo, condicionador ou creme hidratande. Além de poupares espaço, evitas que os produtos não possam embarcar na mala de cabine porque não têm as medidas certas (as restrições na Europa ditam que todos os líquidos transportados na bagagem de mão não podem exceder os 100 ml por artigo).

Podes também separar estes acessórios em diferentes sacos próprios para que os consigas distribuir melhor nos espaços vazios da mala e para, caso algo se abra ou parta, não se estragar nada. Não te esqueças de levar um kit básico de primeiros socorros, em caso de emergência podem ser fundamentais.

Guardar os sapatos em sacos distintos

A quantidade de pares de sapatos que deves levar depende da duração e do destino da tua viagem. A versatilidade é mais importante que a quantidade, por isso sê realista com as tuas escolhas. Para poupares espaço, leva o par maior na viagem de avião e os restantes na bagagem. É importante também que arrumes os sapatos em  sacos diferentes, para que não fiquem em contacto com a restante roupa e a sujem.

Levar os acessórios importantes e de valor na bagagem de mão

Se vais viajar com mala de porão, o melhor é guardares os artigos de valor na bagagem de mão. Todos os objetos de valor – desde o computador portátil, telemóvel, máquinas fotográficas, documentos importantes ou joias – deverão ser levados contigo na bagagem de mão levada na cabine do avião.

Leva também algumas peças de vestuário extra e higiente pessoal na bagagem de mão – principalmente medicamentos que precisas de tomar frequentemente. Ajudam-te a em qualquer eventualidade, no caso de acontecer algum azar com a chegada da bagagem de porão.

Usar etiquetas de identificação da bagagem

Não te esqueças de preparar etiquetas de identificação, para o caso da tua mala se perder. Achamos sempre que acontece apenas aos outros, mas na hora da verdade podem ser extremamente úteis. Muitas malas têm estas etiquetas incorporadas, e por issso basta preenchê-las. Mas podes também comprar etiquetas bastante originais – é também uma ajuda para diferenciar a tua mala das restantes e para a identificares mais facilmente.